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Bons hábitos alimentares contribuem para cabelos sedosos, fortes e com brilho

Motivo de preocupação estética entre homens e mulheres, a saúde dos cabelos também está diretamente ligada à alimentação. O baixo consumo de proteínas, vitaminas e minerais pode levar a perda do brilho, a quebra, a queda e até interferir no crescimento do cabelo.
Nessa época do ano outono/inverno os fios capilares crescem cerca de 1cm ao mês, uma alimentação saudável rica em nutrientes com alimentos da estação auxiliam não só no crescimento como na saúde do couro cabeludo diminuindo a queda dos fios.
Cabelos fracos podem ser indicadores de alguma deficiência nutricional, já que são os nutrientes obtidos através da alimentação que fortalecem os fios e o couro cabeludo. Uma boa avaliação nutricional observa o paciente de forma global. A saúde da pele, unhas e cabelo fazem parte desta avaliação.
Além dos nutrientes necessários para a saúde do aparelho pilo sebáceo, a hidratação do organismo também se faz importante neste cuidado com os cabelos.

Nutrientes essenciais para formação e manutenção da saúde dos fios capilares são:
Ômega 3: essencial para o crescimento, força e brilho do cabelo e fundamental para a saúde das membranas das células e da pele do couro cabeludo. Peixes de água fria, linhaça e chia são boas fontes;

Proteínas: importante para o fortalecimento e crescimento dos cabelos. Carmes vermelhas, peixes, ovos, frango, e grãos são boas fontes;
Magnésio: formação de proteínas que constituem os fios, fortalece os folículos capilares e nutre o couro cabeludo. Carambola, melão, nozes, grão de bico e sementes são boas fontes;
Ferro: a deficiência deste mineral pode causar a queda dos cabelos; é este mineral que auxilia no transporte de oxigênio para os folículos capilares. Couve, beterraba, espinafre, brócolis, salsinha e carnes são boas fontes;

Vitamina C: importante antioxidante que contribui para o bom funcionamento das células dos fios e síntese de colágeno. Laranja, morango, limão, acerola, tomate e folhas verdes são boas fontes;

Vitamina E: previne a formação de radicais livres e auxilia no crescimento de novos fios. Castanhas, peixes e gema de ovo são boas fontes;

Betacaroteno que é um antioxidante que combate a ação dos radicais livres e, assim, evita a queda dos fios. Cenoura, abóbora e mamão são fontes excelentes;
Vitaminas do complexo B, B7, vitamina H biotina, vitamina B5, ácido pantotênico, e algumas outras presentes principalmente nas sementes, grãos, carnes e nos vegetais são muito importantes.
Evite:
Vale a pena lembrar que o consumo de álcool e cigarro promovem a produção de radicais livres inflamando alguns tecidos incluindo o couro cabeludo.

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