Pre Loader

Cúrcuma Ajuda a Aliviar Sintomas da Depressão

A cúrcuma, mais conhecida como açafrão da terra, é uma planta herbácea da família do gengibre. A curcumina, composto ativo, é conhecida por conter uma vasta gama de benefícios, incluindo medicamentos anti-inflamatórios, antioxidantes, antitumoral, antibacteriana e antiviral.

Pesquisadores do Departamento de Farmacologia do Governo Medical College em Bhavnagar, Gujarat – Índia, realizaram um estudo comparando a eficácia e a segurança da cúrcuma (açafrão da terra) com o uso de fluoxetina em pacientes com transtornos depressivos maior (TDM).

De acordo com o estudo, 60 pacientes diagnosticados com transtorno depressivo maior, foram distribuídos aleatoriamente numa proporção de 01:01:01 por 6 semanas em um tratamento observado usando fluoxetina (20mg), curcumina (1000mg), tanto individualmente como em combinação. O estudo mostrou que a curcumina além de bem tolerada por todos os pacientes é eficaz e segura no tratamento de TDM sem ideação suicida concomitante ou outros transtornos psicóticos. As proporções de indivíduos que responderam com as medidas de escala de Avaliação de Depressão de Hamilton, versão 17 (HAM –D17) foi a maior no grupo combinado (77,8%), do que na fluoxetina (64,7%) e a curcumina (62,5%).

O Estudo indica a eficácia da curcumina no tratamento da depressão grave. Os resultados mostram que a curcumina é tão eficaz quanto à fluoxetina e, possivelmente, mais eficaz do que outras drogas contra a depressão. É importante notar que o estudo não leva em consideração os efeitos colaterais da fluxetina, conhecido por causar ideação suicida e / ou outras perturbações psicóticas, no entanto, estes não estão presentes no tratamento com a curcuma. O uso da curcumina como tratamento para a depressão é menos desgastante para o corpo, quando comparado com os tratamentos com fármaco.

A cúrcuma pode ser utilizada em diversas preparações como sopa, arroz, peixes, ovos, legumes e grãos, sempre associada à uma gordura de boa qualidade como o azeite e uma pitada de pimenta moída na hora para potencializar a absorção da curcumina. O ideal é uma colher de sopa ao dia para obter os benefícios da planta. Outras substâncias que são uteis no tratamento da TDM são: ômega-3, metilfolato, 5htp, same, magnésio e probióticos.

FONTE:

Journal of the American Medical Directors Association 2017 Jun 1;18(6):503-508. doi: 10.1016/j.jamda.2016.12.071. Epub 2017 Feb 22.

Ainda não há comentários.