Quando pensamos no desenvolvimento e amadurecimento cognitivo, emocional, comportamental e social, sabemos que os fatores genéticos são determinantes de muitas condições, porém, estuda-se cada vez mais a importância do ambiente no desenvolvimento do Sistema Nervoso Central.
O ambiente molda esse desenvolvimento podendo contribuir tanto pra o desenvolvimento das habilidades e diminuição das dificuldades, como o contrário também é um cenário possível.
Por isso, hoje se estuda e se fala tanto sobre o enriquecimento ambiental, ou seja, acrescentar estímulos adequados e multissensoriais ao ambiente. Esses estímulos podem ser tanto físicos (objetos que estimulam a visão, audição, tato, paladar e olfato) e sociais (cuidadores que estimulam).
Lembrando que os estímulos devem ser adequados à idade da criança sem que se tenha a pretensão de “adiantar” seu desenvolvimento, o que também seria prejudicial, já que não respeita o nível de desenvolvimento neurológico da criança trazendo prejuízos futuros.
Ainda não há comentários.