Pre Loader

Habilidades Sociais no Autismo

As habilidades sociais surgem gradativamente ao longo do desenvolvimento e são fundamentais para a integração do indivíduo à sociedade. O comportamento social é mediado por uma complexa rede de conexões cerebrais.

As crianças com transtorno do espectro do autismo apresentam dificuldades nas habilidades sociais que se prolongam por todo o seu desenvolvimento, com isso não surgem as funções sociais superiores que configuram a chamada Teoria da Mente, que, simplificando, é capacidade de se colocar no lugar do outro.

Estudos encontraram que, nas crianças autistas, não há lesão nesses circuitos que mediam o comportamento social, eles apenas estão conectados de forma diferente originando um processamento da informação social menos eficiente do que ocorre com os chamados neurotípicos.

Detectar esse problema de forma precoce, assim como iniciar o mais rápido possível as intervenções pode melhorar as habilidades sociais a partir da neuroplasticidade induzindo atividade compensatória e organização desses circuitos, melhorando visivelmente a comunicação social do autista.

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.