Pre Loader

Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica

 

Avaliação Neuropsicológica:

Avaliação Neuropsicológica permite investigar a relação cérebro-cognição-comportamento. Caracteriza-se por um processo amplo e complexo pelo qual se costuma investigar o desempenho de diferentes processos cognitivos e sua funcionalidade.

Durante o processo, procuramos avaliar funções neuropsicológicas específicas: atenção, percepção, memória, linguagens, funções executivas, habilidades visuomotoras, habilidades acadêmicas e seus respectivos componentes.

Reabilitação Neuropsicológica ou Cognitiva:

O processo de Reabilitação Neuropsicológica enfatiza o treino de habilidades perdidas (em casos de TCE, AVC, processos demenciais) ou não adquiridas (Dislexia, TDAH). Trata de múltiplas atividades de estimulação cognitiva, conduzidas de forma sistemática que visam a reinserção social e/ou vida produtiva do indivíduo.

Dentro das tarefas temos: treino de habilidades cognitivas, aprendizagem de estratégias compensatórias, organização e planejamento de rotinas e prática de atividades funcionais, reforçados por atividades psicoeducativas e de orientação familiar e vocacional.