Pre Loader

Departamento de Assessoria à Educação Inclusiva

 

A inclusão de crianças com necessidades especiais nas escolas regulares é ainda algo novo e, por isso, pairam muitas dúvidas sobre esse tema, pois os educadores não foram ainda preparados adequadamente para essa inclusão e, por outro lado, os pais e familiares também não estão informados.

Sabemos que, no seio familiar o amor, carinho e a atenção superam muitas das dificuldades encontradas. Porém, quando nos voltamos para a educação formal, muitas vezes, por não saber como agir adequadamente, escolas e pais de alunos acabam entrando em conflitos que, muitas vezes, podem ser evitados se ambos souberem a maneira adequada de lidar com a situação.

Pensando em auxiliar nessas dificuldades, a Clínica Sinapses acaba de criar o Departamento de Assessoria à Educação Inclusiva, coordenado pela nossa Pedagoga e Psicopedagoga e com auxílio de equipe interdisciplinar (psicólogas, pedagogas, psicopedagogas, neuropsicóloga, educador físico, fonoaudióloga, fisioterapeuta, nutricionista, cardiologista e advogada).

Esse departamento dará assessoria técnica (pedagógica e jurídica) para as escolas: avaliação, planejamento de trabalho individualizado com adaptação curricular e de materiais, organização do processo de inclusão, capacitação de professores e funcionários.

Abordamos a educação/escolarização de forma positiva dentro de um alicerce de cuidado, confiança e respeito pela adversidade com planos de intervenção individualizados para cada aluno e orientação familiar e escolar adequados.

A educação inclusiva torna-se possível de ser praticada quando as pessoas sabem o que fazer. E a Clínica Sinapses está aqui para isso.

Objetivos:

  • Orientação dos pais e familiares
  • Orientação da escola
  • Adaptação de currículo
  • Elaboração de materiais adaptados
  • Supervisão de ATs escolares