Pre Loader

PROAC – Protocolo de Alimentação da Criança

Apresentação

Dificuldades relativas à alimentação são mais comuns do que se imagina. Cerca de 46% das pessoas, em diferentes idades, apresenta algum distúrbio alimentar, que podem ir desde fortes preferências alimentares até casos graves de anorexia, passando por vários outros transtornos.

Diferente de ter uma dieta pouco seletiva, esses transtornos podem levar a graves deficiências específicas de micronutrientes, mantendo ou não o consumo de energia, que muitas vezes é feito a partir de alimentos altamente calóricos, como gorduras e carboidratos, que podem trazer como consequências anemias, hipercolesterolemia, obesidade, diabetes, hipertensão, problemas gastrointestinais, entre outros, trazendo sérios prejuízos em vários aspectos da vida da pessoa e de sua família.

Esses distúrbios podem ter causas diversas e, na maioria das vezes, é multicausal, envolvendo questões genéticas, fisiológicas, psicológicas e ambientais. Por isso, a abordagem transdisciplinar traz resultados mais eficazes.

 

Programa

Nosso protocolo é transdisciplinar e individualizado, composto por 25 fases diferentes, iniciando pela avaliação multiprofissional.

Os profissionais envolvidos são: Nutricionista, Fonoaudióloga, Terapeuta Ocupacional, Psicóloga e Analista do Comportamento.

O acompanhamento envolve todos os profissionais indicados e é realizado parte na clínica, parte na casa do paciente, pois a família é co-terapeuta, sendo constantemente orientada por todos os profissionais envolvidos.

As técnicas e orientações são totalmente individualizadas, não sendo possível descrevê-las já que acompanham o desenvolvimento e as necessidades de cada criança. A frequência das terapias também depende do desenvolvimento de cada fase, mas serão realizadas mais de uma vez por semana.