Psicomotricidade está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, sócio-emocionais, psicolinguísticas e motoras, tendo como linha de atuação educativa, reeducativa, terapêutica, relacional e aquática.
A Psicomotricidade trabalha explorando outros tipos de linguagens, para além das socialmente impostas (verbal e escrita), oferecendo atividades em que o paciente se sinta pertencente ao grupo, para que assim possamos, ao mesmo tempo, trabalhar a socialização desse sujeito que muitas vezes acaba ficando recluso por uma leitura engessada e unilateral de seu diagnóstico.
Terapia Psicomotora :
É realizada por uma programação de exercícios que envolvem atividades motoras, viso-motoras e emocionais para melhorar o desenvolvimento corporal da criança, bem como a aprendizagem, afetividade e o aspecto social, tornando-a estruturada para que possa se sentir segura e feliz.
Qualidade física: força, flexibilidade, agilidade, velocidade, coordenação motora, equilíbrio, noções de espaço e tempo e lateralidade.
Aspecto afetivo e social: socialização e desenvolvimento de traços de personalidade como organização, disciplina, responsabilidade, coragem e solidariedade.
Características cognitivas: capacidade de análise e desenvolvimento de memória.